quinta-feira, 26 de agosto de 2010

ÁFRICA - Vivendo Entre O Ouro E A Miséria






        Qual é a primeira coisa que lhe vem a cabeça, quando pensamos na África? A resposta é fácil: Waka Waka da Shakira! Mas a segunda é a POBREZA ou a DESIGUALDADE SOCIAL. Você já parou pra pensar, o porquê é tão fácil associar a África à miséria? Ou o porquê dela ser tão pobre?


Há séculos, o continente é explorado pelas potências mundiais e é o menos desenvolvido do planeta, apesar de ser tão rico em minerais e fontes de energia. Um exemplo dessas potências é a China que, atraída pelo petróleo africano, vem investindo no continente: desde de 2000, o comércio entre os dois aumentou 10 vezes. EUA, Reino Unido e França são outros países com forte presença comercial na África.
A economia africana é basicamente agrícola. Essa falta de diversificação torna os países do continente vulneráveis a choques internacionais. Fragilidade que levou boa parte das nações africanas, a recorrer á ajuda financeira e logo, se enrolar com a dívida externa. Nota-se com isso, o quanto a África vem se tornando “submissa” aos países que extraem seus minerais. Afinal, que outra opção os governos africanos teriam? O continente não é industrializado, não tem autonomia econômica e necessita dos países desenvolvidos. O que dá a idéia que esteja rolando um novo colonialismo no continente, a diferença do antigos é que agora, os países estão permitindo ser conquistados.
Outro fato que surpreende, é que das 24 nações com menor IDH, 22 estão na África. Mais da metade dos 1 milhão de subsaarianos tem renda inferior a 1,25 dólar por dia! OMG!
Chega a ser triste imaginar, que muitas pessoas não tem a chance se quer de comer! E como se não bastasse os conflitos na região são constantes e só agravam a situação.
As exportações de petróleo ajudam a impulsionar a economia africana, que vem crescendo 5% em média ao ano. CONTUDO, esse progresso não é traduzido em bem estar para a população. Todo o PIB da África junto (53 países) é menor, por exemplo, que o do Brasil sozinho! E digasse de passagem, os governos da África estão entre os mais corruptos do mundo.
Os países da África só começaram adquirir sua independência a partir dos anos 70, o que para alguns pode justificar sua falta de organização. De qualquer forma, os problemas da África parecem muito longe de um fim. Mas espera-se que um dia possamos todos nós, associar o continente não mais a fome e miséria, mas ao seu povo alegre e forte, as suas lindas paisagens e, é claro a músicas como a da Shakira.


Autor: Edson Caldas